IMAGINÁRIO EM PERPÉTUA CRIAÇÃO
Gnose pela Tristeza
tristeza não tem fim, estado de gnose sim
Eduardo Berlim
1/8/20252 min read
O chamado “estado de gnose”, tão mencionado na Magia do Caos, é uma espécie de “estado alterado de consciência”. Na verdade, dá pra se dizer que é literalmente um estado alterado de consciência desde que tenhamos em mente que este “estado de consciência” tende à nossa normalidade.
Entre autoflagelação, uso de psicotrópicos e as adolescentes “gnoses por masturbação”, temos uma quantidade bastante alta de possibilidades de se acessar este estado. Uma bem interessante é o uso de músicas para alterar este nosso estado de consciência padrão e usar essa alteração para ativação de sigilos e servidores. Você pode botar aquele pagodão que toca um lugar de saudosismo, aquele metal que te faz bater cabeça loucamente ou mesmo aquele hardcore melódico horroroso que tu curtia na adolescência.
Mas em meus testes pessoais, percebi que ter uma genuína conexão emocional com a música torna esta gnose consideravelmente potencializada e me trouxe resultados mais rápidos. Infelizmente, nem todos os sentimentos são facilmente alcançáveis com música sem o devido treinamento. Usar música para se sentir em plenitude, horrorizado ou simplesmente feliz não é tão simples, mas a angústia e a tristeza são facilmente alcançadas com música. E eis quatro bons exemplos de músicas capazes de ativar seus sigilos:
O Mundo é um Moinho, de Cartola, conta a história de um pai que viu a filha adotiva se entregar a uma vida bastante conturbada. Há quem alegue que eram amores falsos, outros falam de relacionamentos bastante abusivos e tem aqueles que dizem que ela havia se entregue à prostituição. Eis o lamento de um pai:
Vê se não me esquece mais, de Lucas Laypold, conta a história de um neto que vê seu avô ser consumido pelo Alzheimer. Preciso dizer mais alguma coisa?
Dia 14, Pt. 1, da Lemak, conta sobre a perda do melhor amigo canino. Paçoca, o animal em questão, morreu de forma abrupta por uma doença invisível com meros quatro anos de idade. Havia uma expectativa de alta dele no dia 14 da internação veterinária, mas ele nunca superou a noite do dia 13.
Por fim, Aquele Ex, de Fernando & Sorocaba, conta a história de um amor que não existe mais. Há um enredo bastante emblemático na música e este é capaz de nos pegar desprevenidos.



