IMAGINÁRIO EM PERPÉTUA CRIAÇÃO

Gaspard de La Nuit

um breve passeio no teatro de marionetes

Eduardo Berlim

5/8/20241 min read

close-up photo of Goosebumps Slappy the Dummy ventriloquist doll
close-up photo of Goosebumps Slappy the Dummy ventriloquist doll

Gaspard de La Nuit é uma suíte para piano composta por Maurice Ravel. Sua inspiração surge dos poemas em prosa fantásticos do escritor Aloyius Bertrand. O personagem dos poemas, chamado "Gaspar da Noite" trafega por fantásticas aventuras que aqui são contadas em forma de música.

O primeiro movimento, chamado Ondine faz referência a um lendário espírito feminino das águas que tenta seduzir um jovem e arrastá-lo ao seu lago. É impossível não traçarmos um paralelo com as Ondinas, seres conhecidos como "elementais das águas" por nós do meio ocultista.

O segundo movimento, Le Gibet (Cadafalso), “é o sino que dobra ao longe e o cadáver do enforcado ao pôr-do-sol”. Neste ponto, a obra nos leva pra uma travessia mais melancólica e densa, buscando algo íntimo como se visitássemos a visão de nossa própria decomposição.

Por fim, o terceiro movimento chama-se Scarbo e este é o nome de um gnomo que corre em alta velocidade e assume a forma que quiser. É notório como os movimentos de caos e velocidade da música, somados as múltiplas camadas que cantam em sintonia e dissonância causam a impressão de algo veloz que parece se teletransportar em um palco de marionetes.

Consideradas entre as mais difíceis obras de piano existentes (especialmente o terceiro movimento), Gaspard de La Nuit é capaz de nos levar para uma jornada bastante interessante em termos de imaginação e visualização. Um arcabouço simbólico bem sedimentado é capaz de ter visões muito interessantes através dessa peça e assim trago uma proposta interessante:

Separe vinte e três minutos sem incômodos, acenda um incenso de aroma lunar, reduza as luzes do ambiente e sente-se confortavelmente com Gaspard de La Nuit pronta para tocar em um fone de ouvido ou em um som ambiente agradável. Feche seus olhos e veja uma porta. Escreva nela o nome da música em letras prateadas. Ligue o som. Abra a porta e entre. Boa viagem.